O Parque, criado em 2011, está localizado no Município de Piracanjuba, na região Sul de Goiás. Protegendo uma área de 340ha, e abrigando espécies e formações vegetais únicas, dezenas de nascentes, além de uma paisagem de rara beleza.
O Parque também é refúgio da Catylea Walkerieana, uma belíssima e delicada orquídea do cerrado.
A combinação da vegetação típica do cerrado goiano com os gigantescos maciços de granito que afloram de uma exuberante serra formam um cenário que convida o visitante a adentrar nas trilhas e caminhos do Parque das Orquídeas.
Classificado no Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) como “Parque”, além da conservação, o Parque das Orquídeas tem como objetivos a pesquisa científica, a educação ambiental e a visitação pública.
A caminhada pela trilhas e o avistamento de orquídeas, localizadas nas copas das árvores, são as principais atividades.
Informações
As visitas ocorrem em todas as épocas do ano, mas é no mês de maio, quando as centenas de orquídeas florescem grudadas nas copas de árvores, que o Parque recebe o maior número de visitantes, coincidindo também com a realização da tradicional Exposição Nacional de Orquídeas de Piracanjuba.
A entrada do Parque está localizada na região conhecida como Roda Cuia, a 25 km da sede do município de Piracanjuba.
De Goiânia, são cerca de 100 km até a entrada do Parque. O Acesso é feito pela GO-020 até o município de Bela Vista de Goiás, no trevo deve-se pegar a GO 147 em direção à Piracanjuba e em seguida, em outro trevo entrar na GO 450 em direção à Cristianópolis.
Outra boa opção é seguir pela GO 020 até o município de Cristianópolis e em seguida pegar a GO 450 até a entrada do Parque.
O Parque é aberto à visitação todos os dias da semana.
Entrada: das 08h às 12h
Saída: até as 18h, exceto no caso da autorização para o acampamento rústico.
Registro do visitante
Só é permitida a entrada no Parque
acompanhado da equipe da Secretária
Municipal de Meio Ambiente.
É necessário registrar-se junto ao órgão e
assinar um termo de conhecimento de riscos
e normas.
Prepare-se para a caminhada
Autoanálise quanto à sua capacidade física para percorrer as trilhas do Parque. Nunca se esqueça que caminhar no cerrado, mesmo com tempo úmido e agradável, é uma atividade extremamente desgastante;
Alimente-se bem antes de sair para caminhada, a sugestão é uma café da manhã rico em proteínas e carboidratos;
Leve muita água e um bom lanche, mas lembre-se é proibida a entrada de produtos envasados em vidro e latas. Os plásticos e embalagens devem ser levados de volta e depositados no lixo.;
Utilize roupas leves, mas que protejam do sol e das picadas de insetos e carrapatos. Use sapatos fechados e almofadados. E não se esqueça de levar um boné ou chapéu, eles podem lhe ajudar bastante em dias de sol quente;
Leve protetor solar e repelente;
Se você utiliza algum medicamento de uso específico, como antialérgicos ou de uso contínuo, como para hipertensão, asma e outros, não os esqueçam;
Para o período da chuva é aconselhável o uso de capas e uma roupa reserva, para quando você deixar o parque. Uma dica importante: sempre leve consigo sacos plásticos (do tipo zip lock é o ideal) para acomodar roupas e equipamentos nos dias chuvosos;
Siga as normas e as orientações dadas pelo gestor do Parque, guias e outras autoridades, especialmente nas áreas de mata fechada ou nas escaladas;
Observe, aprecie e não leve consigo nenhum objeto, rocha, exemplar de vegetação ou de espécie animal, eles fazem parte do conjunto conservado do Parque, recolhê-los sob qualquer argumento é crime!
Atividades em ambientes naturais exigem cuidados por apresentarem riscos de acidentes, então aja com moderação e evite atitudes que aumentem os riscos; Todo lixo que você produzir deve ser depositado na área urbana mais próxima.
Lembre-se: Você é o dono de seus atos, e, portanto, o responsável por sua segurança e por manter o local de visitação conservado!